B-learning


Blended e-learning ou b-learning, é o termo cada vez mais usado para descrever a forma como o e-learning tem vindo a ser combinado com métodos “tradicionais” de formação em contexto de sala de aula e trabalho autónomo, de modo a criar uma nova metodologia de ensino híbrida.



Modelo de aprendizagem em 3 vertentes:
1.       Atividades presenciais em sala de aula auxiliadas por um formador;
2.       Materiais de aprendizagem on-line, que muitas vezes incluem palestras pré-gravadas dadas por esse mesmo formador;
3.       Trabalho autónomo orientado pelo material disponível on-line e capacidades desenvolvidas durante a experiência de sala de aula.
Tempo de estudo estruturado independente orientado pelo material nas palestras e habilidades desenvolvidas durante a experiência de sala de aula.
Um curso criado num modelo de b-learning usa o tempo da sala de aula para atividades que beneficiam mais da interação direta.
O ensino por via da exposição dialogada passa a ser pré-gravada e os formandos podem assistir à mesma fora do contexto de sala de aula, aproveitando este tempo para resolução de problemas, tarefas práticas e colocação de questões com os pares ou formador.



Vantagens:
·         Melhor integração pessoal entre os participantes, com consequente troca de experiências.
·         Possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas.
·         Eventual redução de custos com a formação de grupos, a permitir que toda uma turma inicie o curso e termine no mesmo prazo.
·         Melhor capacidade de avaliação dos alunos, em situações ao vivo, especialmente quando o objecto da formação envolve performance de relacionamento e postura do aluno frente ao público.
·         Possibilidade de realizar trabalhos de campo e visitas técnicas a locais de interesse.
·         Humanização da relação entre a instituição e os alunos.
·         Melhores resultados de aprendizagem dentro de prazos estabelecidos, com meios mais diversificados e colaboração entre os alunos mais intensa.
Desvantagens:
·         Necessidade de organizar turmas presenciais, para redução de custos, com datas definidas, pode limitar o acesso de alunos individuais que queiram estudar programas de forma independente e com prazos mais flexíveis, como no caso do E-learning.
·         Limita o acesso de alunos individuais que pretendam estudar programas de forma independente e com horários flexiveis
·         Desvalorização do professor online e elevada valorização do professor presencial. 

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