Blended e-learning ou b-learning,
é o termo cada vez mais usado para descrever a forma como o e-learning tem
vindo a ser combinado com métodos “tradicionais” de formação em contexto de
sala de aula e trabalho autónomo, de modo a criar uma nova metodologia de
ensino híbrida.
Modelo de aprendizagem em 3
vertentes:
1. Atividades
presenciais em sala de aula auxiliadas por um formador;
2. Materiais
de aprendizagem on-line, que muitas vezes incluem palestras pré-gravadas dadas
por esse mesmo formador;
3. Trabalho
autónomo orientado pelo material disponível on-line e capacidades desenvolvidas
durante a experiência de sala de aula.
Tempo de estudo estruturado
independente orientado pelo material nas palestras e habilidades desenvolvidas
durante a experiência de sala de aula.
Um curso criado num modelo de
b-learning usa o tempo da sala de aula para atividades que beneficiam mais da
interação direta.
O ensino por via da exposição
dialogada passa a ser pré-gravada e os formandos podem assistir à mesma fora do
contexto de sala de aula, aproveitando este tempo para resolução de problemas,
tarefas práticas e colocação de questões com os pares ou formador.
Vantagens:
·
Melhor integração
pessoal entre os participantes, com consequente troca de experiências.
·
Possibilidade de
desenvolver dinâmicas coletivas.
·
Eventual redução de
custos com a formação de grupos, a permitir que toda uma turma inicie o curso e
termine no mesmo prazo.
·
Melhor capacidade de
avaliação dos alunos, em situações ao vivo, especialmente quando o objecto da
formação envolve performance de relacionamento e postura do aluno frente ao
público.
·
Possibilidade de
realizar trabalhos de campo e visitas técnicas a locais de interesse.
·
Humanização da relação
entre a instituição e os alunos.
·
Melhores resultados
de aprendizagem dentro de prazos estabelecidos, com meios mais diversificados e
colaboração entre os alunos mais intensa.
Desvantagens:
·
Necessidade de
organizar turmas presenciais, para redução de custos, com datas definidas, pode
limitar o acesso de alunos individuais que queiram estudar programas de forma
independente e com prazos mais flexíveis, como no caso do E-learning.
·
Limita o acesso de
alunos individuais que pretendam estudar programas de forma independente e com
horários flexiveis
·
Desvalorização do
professor online e elevada valorização do professor presencial.
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