Formação On the Job ou Intra Empresa



Formação On the Job ou Intra Empresa


 Nas empresas modernas o binómio constituído por recursos humanos e tempo representam um factor diferenciador  em qualquer organização.
Sendo assim um dos modos de formação mais eficientes que existem actualmente, também é dos maus antigos que existe. A formação "ON JOB" é aplicada no próprio local onde o formando irá exercer as suas funções.







Conceito de Training

O termo inglês Training (que para português pode ser traduzido por “treino”) significa a aquisição de conhecimentos e competências em resultado de acções de formação levadas a cabo para esse fim. O training pode assumir a modalidade de formação inicial (destinada à obtenção de conhecimentos básicos iniciais) e a modalidade de formação contínua e de aperfeiçoamento (destinada a actualizar ou a aprofundar conhecimentos e competências em determinada área específica).
 .

Tipos de Training

  • on-the-job training (ou interno): é um tipo de treino proporcionado na própria empresa ou instituição, recorrendo a situações reais de trabalho e utilizando as máquinas e ferramentas do dia-a-dia.

  • off-the-job (ou externo): este tipo de treino ocorre fora da empresa e das situações normais de trabalho apresentando a vantagem de proporcionar uma maior concentração do trainee.

A Formação "On the Job" decorre no local e ambiente de trabalho do Formando, e com as ferramentas de trabalho que utilizam frequente e diariamente.

Esta metodologia de Formação manifesta-se bastante prática e muito eficiente, considerando que está directamente ligada à realidade das actividades diárias dos formandos, permitindo que a aquisição de conhecimentos seja imediata e garantindo simultaneamente Valor Acrescentado de Know-how aos mesmos.

Nesta tipologia de Formação, existem demonstrações e orientações por parte do Formador no local de trabalho, não dispensando porém, aulas teóricas de apoio em sala, que se julguem fundamentais complementar ao desempenho da actividade. 


A formação ON JOB é visto como um factor de motivação para os formandos (colaboradores) e em simultâneo é visto pelas empresas como um importante investimento no capital humano da sua empresa. Este tipo de formação é mais comum do que se possa à partida imaginar, podendo ocorrer de forma informal quase diariamente nas nossas organizações.


Validating skills learned “on the job” strengthens career prospects





Comentários